segunda-feira, 18 de junho de 2007

Pronúncia do "TH" em inglês

Os não-nativos da língua inglesa têm muita dificuldade em pronunciar o "TH" do inglês.

Depois da pronúncia do "R" (principalmente pra quem é do nordeste), o "TH" se torna o grande bicho-de-sete-cabeças entre os estudantes. Muitos falam como se fosse um "F", outros falam como se fosse o "S" e existem aqueles que pronunciam como se fosse o "Z". A grande dificuldade existe porque no português brasileiro não existe esse tipo de som. Até existe, pra aqueles que falam com a língua "presa" no céu-da-boca como, por exemplo, o vocalista da banda Raça Negra. Esse caba-feio aí da foto neste post, ele se chama Luiz Carlos. Ouça ele cantando a música Jeito Felino, especialmente quando ele fala a letra "S".


Cutuque no link abaixo, escute a música e tente imitá-lo:


MACETE
Existem dois tipos de "TH" em inglês: o "TH" Raça Negra (mudo) e o "TH" zangão (sonoro).
Pra que se consiga falar a pronúncia dos "TH" é preciso colocar a ponta da língua tocando nos dentes superiores.
No "TH" Raça Negra, o ar passa pela sua garganta livremente e sai pela sua boca como se fosse um sopro com a ponta da língua nos dentes superiores. Daí o som parecido com o "F". Igual como o vocalista da banda Raça Negra fala o "S" (e muitas pessoas que nasceram com a língua "presa").
No "TH" zangão, o ar passa pela sua garganta vibrando as cordas vocais e sai pela sua boca com mais dificuldade. Daí o som parecido com "Z", igual um zangão voando.
Praticando
1.) TH Raça Negra (mudo):
Bote a palma da sua mão na frente da sua cara e fale a seguinte palavra "Thank you" algumas vezes. Se você falou corretamente, você sentirá o ar que sai da sua boca tocando na palma da sua mão.
2.) TH zangão (sonoro):
Deixe a mão ainda na frente da cara e agora fale a palavra "That" algumas vezes. Se você falou corretamente, você não sentirá (ou sentirá com dificuldade) o pouco ar que sai da sua boca.
Se você não aprender a falar isso certo, jument, olha só o que vai acontecer:
Por exemplo:
A palavra "WITH", que significa "COM". Os juments em geral pronunciam com "F", que é a pronúncia da palavra "WHIFF" que significa "BAFORADA, SOPRO DE ALGO".
Não precisa ser perfeito, mas é bom tentar pelo menos aprender a falar. Senão você vai ficar igual a mim: um jument. hehehehehe.
Agora já sabe! Toda vez que falar palavras com TH em inglês, bote a mão na frente da cara! Cuidado que tem muito cara que vira BAITOLA depois de aprender esses sons.
HEHEHEHEHEHE

9 comentários:

Anônimo disse...

Adorei seu blog...axei as dicas super interessantes, Já sei a quem recorrer em momentos de dúvidas rsrsrs
até mais

Anônimo disse...

Pow depois de ler que se falo "with" com som de F estou falando "baforada". Putzzz ja dei muitas "baforadas" em publico, que horror. Isso que dá ter aula com professor burro e não fazer fonética kkkkkkk. Seu blog tá entre os meu favoritos "sem falsidade hein" rsrsr. Um abço

Renata Hage

Unknown disse...

Thank you for the tips.May God bless you.Someday, I'll be a good teacher of English as you.

Anônimo disse...

Conheci o blog porque não sabia com se dizia "cera de ouvido" em ingles e acabei parando neste "maravilhoso" TH. A dica que eu uso é a seguinte: Falar, imitando o Lula, "sopa de cebola sem salsinha e sem sal" para o "TH" mudo como em "thanks" e "zebrinha azulzinha" para o "TH" sonoro como em "mother". Camila

Fábio Rebouças disse...

ótimo macete esse do lula. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Hi, teacher. How's it going?
I need your help. Teach me how to pronounce the following word: "furthermore". I generally don't have problems to pronounce words with "th", but it becomes a nightmare when there's a letter "r" before "th". The same happens with "farther than". In this case, we have two problems. The first one (faRTHer than) and the second one (fartheR THan). It's impossible to pronounce it correctly. HELPE ME, PLZ.

Anônimo disse...

Olá , tem como manda o link aqui da pronuncia do som " R " , sou nordestino e tenho muita dificuldade pra pronunciar esse Som correto

Anônimo disse...

Nordeste é uma região que mais recebe turistas nesse país e não precisa ir a escolinhas mobral de ingles. Por lá, andei estudando sobre a região, que os nordestinos, por motivos do turismo acabam aprendendo a falar vários idiomas, desde Francês, Espanhol, Ingles e outros, melhor que paulistas quando terminam o segundo grau e não sabem nada de inglês ou de qualquer região desse páis... Nordestinos, um dos vários exemplos barbaros de pessoas que falavam vários idiomas, onde aprendeu na marra, foi o cantor Reginaldo Rossi, que falecera.. E ainda tem pessoas que acredita que os bambam da região sudeste são os melhores de país! Nordestino só não tem as oportunidades que paulistas tem, mas a coisa tá mudando e logo veremos baianos, pernambucanos e todos os nordestinos das regiões turisticas, mostrar que sabem melhor, para mudar esse conceito de pessoas desinformadas! Principalmente na copa do mundo, depois me falarão quais são as diferenças entre R... S...th... Se inglês fosse dificil para nordestinos, não teriamos vaŕios nomes, desde falecidos e vivos, vaŕios que falam uma porrada de idiomas. Infelizmente existe a cultura anti-negro e nordestino nesse país. Mas aguardem que nordestinos, esses mostrarão como se fala inglẽs, espanhol, japones, frances e outros mais, agora na copa, sem ir em escolinhas mobral de idiomas! Já existe a anos, mas a midia, corrompe a mente dos fracos, por exemplo a rede globo e o povinho engole! Região Sudeste já foi a melhor região pra se viver e aprender, hoje não mais! Com essa politica falida? Basta ver a famoso empurra-burro aqui de SP.. eu moro aqui a 30 minutos da capital SP e sei o que estou falando! SP já era, não existe mais qualificações tamanhas que se possa diferencia TH de S... Escolas particulares de ingles, na sua maioria, dão ênfase na gramática. Fiz 2 anos numa delas de renome e sei disso!

T disse...

Conheci o blog pq é o único site que tem a frase exata "sopa de cebola sem salsinha" sem ter a palavra receita na mesma página (Ih agora terá haha)

Gostei das dicas, são detalhes diferentes que não se vê muito por ai

PS: Like pela dica do cara acima dizer que nem lula HSUHJSSSisIHShi


Fui